Você é pró-ativo?
Pré-requisito unânime para o profissional nas organizações, a pró-atividade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Faça o teste e descubra se você já é um profissional pró-ativo ou ainda precisa desenvolver essa competência 

Por Clarissa Janini

Pró-atividade. Expressão que indica iniciativa, vontade própria e espírito empreendedor.
Você possui essas características, tão valorizadas no mercado atualmente? Para descobrir a resposta, faça o teste logo abaixo e confira se faz parte desse grupo de pessoas tão requisitadas.

Mas quem é o pró-ativo? “É aquele que traz os resultados sem esperar receber ordens, toma atitude por vontade própria”, diz o consultor João Pedro Caiado, presidente da Human Coaching Consultant.

Se você ainda tem dúvidas de que essa característica é a mais visada entre os recrutadores, o consultor esclarece: “podemos dizer que a cada 100 vagas, 95 são para pró-ativos”. Ele ainda afirma que se engana quem imagina que a pró-atividade é encontrada apenas em pessoas com perfil extrovertido e que são tidas como “populares”. “Ser pró-ativo é muito mais uma questão de atitude, não é extroversão”.
Lembre-se de não cair na cilada de achar que pró-ativo é quem fala mais ou que “aparece” mais. “Quando a pessoa não tem bom senso e é irresponsável, de nada adianta ser pró-ativo”.

Se você gostaria de desenvolver essa capacidade, saiba que é algo possível para qualquer um. Veja algumas ações que ajudam a estimular a pró-atividade:

- Teatro: ajuda a aumentar o auto-conhecimento e a criatividade, além de estimular a expressão em meio a outras pessoas;
- Cursos de desenvolvimento empresarial: há uma variedade enorme de cursos de desenvolvimento pessoal no mercado hoje, não deixe de procurá-los (e de quebra você ainda incrementa seu currículo);

Faça agora o teste e descubra se você possui o perfil de uma pessoa pró-ativa ou ainda precisa desenvolver essa competência:

Marque as alternativas abaixo e verifique o seu potencial nessa característica que todas as empresas procuram desesperadamente entre seus colaboradores:

1) Num trabalho em grupo você prefere;
a) Liderar, mas não pôr a mão na massa.
b) Liderar e centralizar as tarefas em você.
c) Liderar e delegar tarefas incluindo você entre essas tarefas.
d) Prefere ser liderado.
 
2) Quando recebe um novo trabalho a ser realizado você;
a) Realiza-o o mais rápido possível.
b) Realiza-o de maneira perfeccionista.
c) Realiza-o buscando pôr criatividade no que esta fazendo.
d) Realiza-o no último momento, pois só trabalha sob pressão.
 
3) Quando uma nova tarefa foi realizada;
a) Você esquece dela, pois já cumpriu o seu dever.
b) Você fica desmotivado, pois acha que podia ter feito melhor.
c) Você gosta de conversar sobre o trabalho e o resultado obtidos para ouvir opiniões.
d) Você dá graças a Deus de ter terminado tal tarefa.
 
4) Durante o desenvolvimento de um trabalho você;
a) Pensa no resultado que ele irá gerar para você mesmo.
b) Pensa no resultado que irá gerar para você e se esse é o melhor possível.
c) Pensa no resultado que irá gerar na empresa e na sociedade em geral.
d) Não pensa no resultado, pois o seu trabalho fica na dependência de outros e você fez a sua parte, não importa o resultado.
 
5) Ao receber uma mensagem do seu gerente imediato para entregar ao presidente da empresa diretamente passando por cima de uma diretoria;
a) Você pergunta por que você tem que levá-la.
b) Você pergunta quem envia, que horas deve ser entregue, por que você deve levá-la, etc.
c) Você simplesmente a leva de imediato.
d) Você fala que não foi contratado para isso.
 
6) Ao ser demitido você;
a) Sai de férias e depois começa a procurar emprego.
b) Começa a procurar uma nova colocação de imediato.
c) Você faz uma reavaliação de sua carreira e seus objetivos antes de procurar uma nova colocação.
d) Você fica arrasado e paralisado.
 
7) Para ganhar um milhão de dólares antes dos trinta anos qual seria o caminho que escolheria;
a) Prêmio da loteria.
b) Herança de família.
c) Ganho com próprio esforço.
d) Tanto faz, desde de que tenha um milhão antes dos 30 anos.

Fonte: Human Coaching Consultant