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Você sabe ouvir e fazer críticas no trabalho?
Sandra Moreira*

Receber ou emitir comentários sobre o seu comportamento ou de outra pessoa é uma das situações mais delicadas da vida corporativa. Ao mesmo tempo, é vital para o bom relacionamento no trabalho saber administrar as críticas recebidas - e aproveitar aquilo que realmente é construtivo - e também saber como transmitir suas impressões aos outros.

Você já experimentou avaliar a sua postura nesses momentos? Será que tem sido colaborador ao fazer suas considerações? E quando é criticado? Sabe separar o joio do trigo? Responda as questões abaixo, afastando-se das alternativas que considera serem as ideais, pois o intuito do teste é fortalecer o seu autoconhecimento.

1) Você terminou um trabalho e o resultado superou realmente as expectativas. O que você espera de seu chefe como reconhecimento imediato ?
Elogio
Premiação em espécie
Mais desafios
2) Ao ter seu trabalho analisado pela chefia, como têm sido normalmente os comentários?
Racionais, apontando pontos a melhorar
Emotivos, citando suas reações durante a tarefa
Recheados de julgamentos a respeito de eventos que ocorreram durante o trabalho
3) O que o faz levar em consideração uma crítica?
A confiança que tem em que o criticou
O modo como a crítica é feita
O motivo que gerou a crítica
4) Se um colega de trabalho apontasse algum comportamento seu inadequado, na frente de outros colegas, provavelmente sua reação seria:
De indignação
De surpresa
Ficaria quieto
5) Quando observa que seu superior fica irritado com o que você fala ou faz, você:
Tem certeza de que vai passar
Não sossega até descobrir o que está acontecendo
Procura mudar algumas atitudes
6) Se um colega pede seu feedback a respeito dos comportamentos e atitudes que tem tido no trabalho, você:
Procura ser sintético e objetivo
Elogia, mas não o critica
Aprofunda e enriquece seus comentários com fatos
7) Seu humor não tem estado dos melhores e seu chefe lhe pede para rever sua conduta. Qual é a sua atitude?
Pede para que ele seja mais específico
Procura melhorar imediatamente
Por fora é só sorrisos, mas por dentro...
8) Normalmente chamam sua atenção por algo que você:
Falou
Fez
Divulgou
9) O que se destaca em sua imagem perante os colegas e chefes?
Seu alto astral
Sua preocupação com tudo e com todos
Seu foco no que vão ganhar
10) Qual dos ditados abaixo melhor define você?
Falem mal, mas falem de mim
Santo de casa não faz milagres
É fundamental ter uma carta escondida na manga
11) Para você, o que é mais marcante ao informar alguém sobre a influência de suas atitudes sobre outras pessoas?
A sua competência em fazê-lo
Alívio na tensão estabelecida anteriormente
A utilidade para a pessoa
12) O que significa feedback para você?
Crítica
Oportunidade
Depressão


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* Sandra Moreira é psicóloga especializada em Administração de Empresas pela USP e Gerente de Talentos Humanos da Lógica Recursos Humanos.