você está em :: home :: carreiras :: terceiro setor
 
 
Terceiro Setor é tema de curso em SP
por Camila Micheletti

Acontece de 14 a 17 de abril em São Paulo o curso "Capacitação em Consultoria para o Terceiro Setor", promovido e organizado pela ONG Parceiros da Vida, especializada em comunicação de marketing para o terceiro setor, em parceria com a consultora e economista carioca Silvana Monteiro Moura da Costa, que vai ministrar o curso. Com 32 horas de duração, das 9h às 18h, o treinamento vai acontecer na sede da Associl, empresa de planos odontológicos, na Rua Almirante Pereira Guimarães, 138, no Pacaembu, próximo à estação Clínicas do Metrô.

De acordo com Fernando A. Opice Credidio, presidente da entidade, o objetivo do curso não é exatamente formar consultores, mas mostrar quais as leis de mercado e como se comportar neste novo ambiente. "Seria muita ingenuidade nossa acreditar que basta fazer o curso e o profissional sai um consultor pronto. A idéia é justamente dar os conceitos e mapear o mercado, mostrar qual a melhor forma de abordar os patrocinadores, como elaborar contratos, entre outras coisas. Depois, a intenção é fazer um curso mais avançado, complementando esse primeiro".

No final do programa, os participantes estarão aptos a:

  • identificar oportunidades de trabalho;
  • dimensionar a necessidade de recursos para a execução de seus trabalhos, inclusive de tempo;
  • elaborar propostas e contratos de prestação de serviços;
  • estruturar a execução dos serviços;
  • apresentar relatórios parciais e finais dos serviços executados;
  • estender a relação com o cliente.

O mercado que envolve o terceiro setor pode se dividir em Fundações - que são as organizações sem fins lucrativos das empresas, como a Fundação Telefônica, Fundação Bank Boston e outras - e as Associações - que podem se subdividir em Institutos, ONG´s e OSCIP´s. Hoje, o Brasil contabiliza ao todo cerca de 250 mil entidades.

Desde 2000, o setor vem apresentando um potencial muito grande, principalmente após a onda de responsabilidade social que tomou conta das empresas e culminou em várias fundações espalhadas pelo Brasil. "O mercado está enfrentando uma expansão tão forte que vemos vários profissionais do Segundo Setor (Serviços) migrando para o Terceiro, muitos deles executivos reconhecidos no mercado. E, mesmo assim, os profissionais existentes ainda não conseguiram cobrir a demanda, daí a importância de um curso como este", assegura Fernando. Além disso, a demanda por novos profissionais deve aumentar muito a partir de agora, com o novo governo focado no social e com investimentos pesados nesta área, a exemplo do programa Fome Zero.

Mas qual o perfil de alguém que deseja trabalhar com o Terceiro Setor? Primeiramente, deve ser muito apaixonado pelo que faz. Fernando complementa: "Deve ter brilho nos olhos, ser motivado pelo que faz e não pelo salário que recebe. Além disso, o profissional deve ser extremamente criativo, já que vai ter que fazer o seu melhor com uma certa deficiência de recursos humanos, financeiros e materiais. Por fim, deve saber trabalhar em equipe, condição sine qua non neste tipo de atividade", esclarece ele.

Além de dar formação, o curso também vai dar emprego. O diretor-presidente afirma que está precisando de profissionais para trabalhar com ele na ONG, e que tentará arranjá-los lá mesmo. "Pretendo pegar duas ou três pessoas para trabalhar no Parceiros da Vida ao final do evento".

Você quer ganhar uma cortesia para participar deste curso? Mande um e-mail agora mesmo para a nossa equipe de conteúdo, com seu nome e telefone, e aguarde. Caso você seja a primeira pessoa a ler a matéria e enviar o e-mail, o curso será seu, totalmente de graça. Fique atento, o Empregos.com.br anunciará o ganhador em breve. Boa sorte!

A promoção já está encerrada. A ganhadora da cortesia foi a profissional Margarete Teixeira dos Santos, que foi a primeira a enviar o e-mail solicitando a cortesia, às 4:51h desta terça-feira, dia 01 de abril.

Agradecemos a sua participação! Fique atenta(o) às novas promoções, que serão divulgadas em breve.

Equipe Empregos.com.br

 

 

Mais de 45 mil vagas temporárias à sua espera
Batendo todos os recordes, o Empregos.com.br oferece a seus usuários milhares de oportunidades em todo o País. Garanta já a sua vaga!
O fim do grande líder
Um novo papel se incorpora no cotidiano das empresas e estas se vêem obrigadas a rever seu conceito de liderança
Comer no escritório pode ser pratico, econômico e saudável
As vantagens de preparar e levar sua própria refeição ao trabalho. Confira algumas sugestões de receita
 
cursos / eventos
  Processos e conceitos do gerenciamento por categorias
  Negociação - um processo colaborativo
  Administrar recursos humanos ou envolver pessoas na gestão da empresa
  Habilidades de gestão para executivos


certo / errado
Confira o uso das palavras "sua" e "vossa"
 
Receba toda semana dicas e informações para sua carreira no seu e-mail!
<% ' ' ' ' ' ' ' ' ' '%>
    Nome
   
    Email
   
   ' ' HTML
   ' ' Texto
 

 

   « voltar
topo