Veja as sugestões de lanches rápidos da equipe do CITEN que podem ser consumidos no escritório:
Sanduíche de berinjela
Sanduíche de berinjela
Ingredientes:
Berinjela crua 1 unidade média
Abobrinha crua 1 unidade média
Cebola ¼ de unidade
Molho de tomate 1 xícara de chá
Sal 1 colher de café
Manjericão 1 ramo
Pão sírio 4 unidades
Modo de Preparo:
Lave os legumes e corte em cubinhos a abobrinha e a cebola. Corte a berinjela em fatias finas, salpique sal, deixando em peneira para escorrer por 15 minutos. Doure a cebola picada, acrescente a abobrinha, o molho de tomate, duas colheres de sopa de água, o manjericão e o sal. Deixe cozinhando por dez minutos em fogo baixo ou até encorpar. Retire do fogo e transfira para o liquidificador. Bata e reserve. Grelhe as fatias de berinjela em frigideira anti-aderente. Corte o pão sírio ao meio, abra-o e distribua a pasta de abobrinha e arrume as fatias de berinjela.
Sanduíche de Carpaccio
Ingredientes:
Pão francês 1 unidade
Queijo Cottage Light 3 colheres de sopa
Carpaccio de carne 4 fatias
Rúcula crua 1 pires de chá
Tomate ½ unidade
Modo de Preparo:
Espalhe o cottage sobre as partes do pão e disponha o carpaccio, o tomate em rodelas e a rúcula previamente lavada. Junte a outra parte do pão e está pronto.
Salada de arroz integral
Ingredientes:
Água 2 xícaras de chá
Arroz integral 2 xícaras de chá
Azeite de oliva 1 colher de sopa
Vinagre 1 colher de sopa
Suco de limão 1 colher de sopa
Cheiro verde, cebolinha ½ xícara
Maçã verde 1 unidade
Aipo/salsão 2 talos
Nozes ¼ de xícara de chá
Uva-passa ¼ de xícara de chá
Modo de preparo:
1) Numa tigela refratária de 2 litros aqueça a água em potência alta por 5 a 7 minutos, até ferver. Junte o arroz integral, cubra com filme plástico aberto num canto. Cozinhe em potência alta por 3 minutos. Reduza para potência média e cozinhe por 25 minutos, mexendo três vezes durante o cozimento. Escorra numa peneira e lave em água corrente até esfriar.
2) Enquanto isso, misture numa tigela o azeite, o vinagre e o suco de limão. Junte a cebolinha verde, a maçã, o salsão, as nozes e a uva-passa. Adicione o arroz, misture bem e tempere com sal a gosto.
3) Cubra a salada e deixe descansar por 30 minutos. Sirva em temperatura ambiente ou leve à geladeira para servir depois.
Salada de macarrão e legumes
Ingredientes:
Vinagre de maçã 1/3 de xícara de chá
Azeite ¼ de xícara de chá
Orégano 1 colher de chá
Pimenta vermelha seca 1 colhe de chá
Sal 1 colher de café
Cebolinha picada ½ xícara de chá
Vagem 100 g
Cenoura 100g
Água ¼ xícara de chá
Macarrão tipo gravatinha 200g
Brócolis 400g
Abobrinhas fatiadas finas 2 unidades
Queijo minas 100 g
Tomate cereja 150g
Modo de Preparo:
• Misture o vinagre e os cinco ingredientes seguintes.
• Em uma forma refratária, coloque a vagem, a cenoura e água. Cozinhe em potência alta por 6 a 8 minutos, mexendo uma vez.
• Transfira a vagem e a cenoura, sem a água, para o molho (1), mexa para temperar e reserve.
• Na mesma forma usada para o passo 2, coloque o brócolis. Cubra e cozinhe em potência alta por 6 a 7 minutos, mexendo uma vez. Transfira para a forma refratária, juntamente com os outros legumes, misture para temperar.
• Ainda na mesma forma, coloque a abobrinha. Cubra e cozinhe em potência alta por 3 a 4 minutos, mexendo uma vez na metade do cozimento. Transfira para o recipiente com os outros legumes, misture para temperar.
• Cozinhe o macarrão em fogo tradicional, ao dente, e escorra.
• Junte o macarrão aos legumes, acrescente o queijo e o tomate cereja.
Salada de Repolho
Ingredientes:
Pimenta do reino 1 colher de café
Repolho médio picadinho 1 unidade
Cebolinha verde ½ xícara de chá
Salsinha ½ xícara de chá
Gergelim 1 colher de sopa
Amêndoa em lasca 1/3 de xícara de chá
Miojo 2 pacotes
Vinagre de arroz 1/3 de xícara
Açúcar 1 colher de café
Sal a gosto
Modo de Preparo:
1) Numa frigideira anti-aderente doure em fogo baixo e separadamente o gergelim e a amêndoa, reserve-os.
2) Dissolva o sal e o açúcar no vinagre de arroz. Adicione azeite. Tempere o repolho com esse molho, junte a salsa, a cebolinha e reserve.
3) No momento de servir, adicione o gergelim, a amêndoa e o miojo cru, quebradinho.
|