Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Personagens

No mercado de trabalho não é bom trocar o certo pelo duvidoso



Fernando - Personagem da Semana - Empregos.com.br

Nunca troque o certo pelo duvidoso“Nunca troque o certo pelo duvidoso”, já diria meu velho pai. Enquanto não arrumo a oportunidade certa continuo na Germano Botões, pois sempre tenho essa frase em mente. Basicamente esse foi o conselho que passei para Edgar, amigo meu da época de faculdade.

Edgar estava ansioso para sair da empresa de informática que trabalhava, ele tinha um plano: ser mandado embora e viver do seu seguro desemprego enquanto procurava por alguma outra coisa. “Cuidado Edgar, não vai trocar o certo pelo duvidoso”, disse eu quando ele me ligou pra perguntar o que eu achava. “Mas Fernando, uma vez fora fica mais fácil arrumar outro emprego. Acho que vou me dedicar integralmente a isso se tiver tempo livre”, respondia ele.

É mais uma questão de perfil. Eu, por exemplo, prefiro me manter dentro de uma zona de segurança. Não gosto de pensar na ideia de acordar e não ter pra onde ir. Mas talvez Edgar pudesse estar certo. Algumas pessoas funcionam melhor sob pressão, e esse era o argumento dele. É aquele velho provérbio: conhece-te a ti mesmo... Pra mim fica difícil opinar sobre a saída de Edgar. O que dizer a não ser: “eu não faria isso”?

Mas muitas vezes pedimos conselhos para fazer justamente o oposto. Edgar saiu e, como se diz: chutou o pau da barraca. Forçou a barra e foi mandado embora, do jeitinho que queria. No Brasil é sempre melhor ser mandado embora do que sair pacificamente por conta dos benefícios. Quem pede as contas não tem direito a quase nada. Edgar, que não é bobo, sabia disso.

Mas sempre tem um preço. Existe um desgaste profissional e o mundo é sempre menor do que a gente supõe. Edgar tinha um cargo de gerência. Hoje ele está atrás de um emprego que pague a mesma coisa, mas, ao que parece, está difícil.

Antes de sair de algo estável é sempre bom analisar a conjuntura do mercado. Saber como estão às vagas de trabalho e fazer um planejamento. Edgar já está nos últimos meses do seguro desemprego. A última vez que tive notícias ele estava pensando em aceitar o cargo de vendedor numa grande loja de equipamentos de informática, algo bem aquém do seu perfil.

Pois é. Em se tratando de carreira e mercado de trabalho, continuo com a opinião do meu velho pai: Nunca troque o certo pelo duvidoso. É sempre bom passar um tempinho a mais analisando o terreno antes de pular de cabeça no desconhecido. Mas essa é só a minha opinião. E você amigo leitor, o que acha?

Conheça mais sobre a história dos nossos personagens no nosso texto de abertura.

Acompanhe a trajetória de Fernando
Alsemir, o tagarela
João, o sincero
Cuidado com o orgulho
Trocar de emprego para não estagnar

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: