Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Personagens

Cuidado com o orgulho



Personagem da semana: Fernando

Thiago Foresti - Empregos.com.br

OrgulhoAtílio está na mesma situação que eu. Ele é meu amigo de colegial, crescemos juntos e ele trabalha numa representação comercial de uma siderúrgica, ou seja, vende matéria prima para grandes empresas. Atílio nunca foi um cara muito conformado com as coisas, sempre almejou um cargo melhor e sua condição financeira nunca o agradou.

Agora ele quer trocar novamente de emprego. Está louco para conseguir uma vaga numa multinacional. Atílio não fala inglês, nem qualquer outra língua, mas ele acha que isso é o de menos. “Agora nessa situação que está o Brasil eles é que vão ter que falar nossa língua”. Atílio sempre foi orgulhoso.

O orgulho é a principal armadilha do mercado de trabalho, ainda mais quando estamos em fase de crescimento. Inflamar nosso ego com vitórias e histórias de sucesso é sempre um risco. Tem sempre uma história que ouvi uma vez de um professor de história e acho que ilustra bem a relação que temos com nosso próprio ego. Ele dizia que Napoleão quando voltava de uma grande batalha e passava com seu exército por debaixo do arco do triunfo com a população aplaudindo e venerando seu nome, ele mantinha do seu lado um sujeito cuja função era ficar o tempo todo dizendo: “você é baixinho, feio e careca”, dessa forma ele mantinha os pés no chão.

Atílio mais uma vez se deu mal com seu orgulho. Brigou com seu chefe e saiu crente que conseguiria a vaga na multinacional. Ele havia feito apenas uma entrevista que julgou ter sido “perfeita”. Ele, de fato, é um profissional muito competente, mas se tivesse humildade teria ficado no emprego atual e feito um curso de inglês. Fato esse que foi decisivo para ele não conseguir a vaga.

Pois é. No mercado de trabalho é muito importante ficar de olho no nosso ego. Agir impulsionado por ele pode ser um grande problema.

Conheça mais sobre a história dos nossos personagens no nosso texto de abertura.

Acompanhe a trajetória de Fernando
Trocar de emprego é importante para não estagnar

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: