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Programas de trainee fisgam jovens

Segundo pesquisa, 46% dos estudantes consideram a experiência fundamental para a carreira.

Por Rômulo Martins

Programas de trainee fisgam jovensSalário atraente, benefícios pomposos e promessas de crescimento profissional. Itens irresistíveis aos jovens em início de carreira. Não à toa eles são atraídos pelos programas de trainee. De acordo com o levantamento feito pela Namosca, agência especializada em marketing jovem, 46% deles consideram essencial ser trainee. Foram ouvidos mais de 700 estudantes em cinco estados brasileiros.

Para Marcos Calliari, sócio da agência, além da vantagem financeira e da perspectiva de crescimento, os jovens sentem-se seduzidos pela imagem das empresas. O estudo revelou que 65% dos estudantes de 18 a 25 anos objetivam atuar em organizações sólidas e conceituadas. “Para os jovens trabalhar numa grande empresa é sinônimo de status. Essa faixa etária dá muito valor à imagem”, destaca Calliari.

Os programas de trainee são destinados a jovens recém-graduados e têm entre um e três anos de duração. Durante o programa, o trainee tem a oportunidade de conhecer o funcionamento de toda a empresa sob orientação de um gestor e do recursos humanos. O objetivo é preparar o profissional para assumir um cargo de liderança. O salário pode chegar a R$ 4 mil.

Entretanto, ter perfil técnico para participar de um programa de trainee não quer dizer aptidão para assumir as responsabilidades do cargo. As empresas procuram jovens estratégicos, proativos, dinâmicos, flexíveis, criativos, com espírito de liderança e de equipe e domínio pleno da comunicação oral e escrita.

“A remuneração atraente no inicio de carreira nem sempre vale a pena. Os programas de trainee devem ser avaliados pela qualificação que oferecem no âmbito de conhecimento técnico e formação enquanto gestor”, observa Eliana Alves, consultora em recursos humanos da SERH.

“Além de buscarem programas de trainee de empresas conceituadas, que ofereçam bons salários, orientamos aos jovens que conheçam a organização, seus objetivos e valores, a fim de garantir que estejam alinhados aos seus objetivos pessoais”, recomenda Nilton Prascidelli, diretor de recursos humanos da AmstedMaxion, empresa de transporte ferroviário.

Rumo ao sucesso
Durante dois anos, o trainee da AmstedMaxion passa por seis etapas. O primeiro passo é o da integração de pessoal, em que são realizadas ações para o trainee ambientar-se e assimilar os valores e cultura da organização. A segunda fase é o treinamento on the job, que proporciona uma visão completa da área em que ele irá atuar.

Na terceira etapa, o trainee passa pelo job rotation. Aqui tem a oportunidade de conhecer quatro áreas da empresa. O objetivo é proporcionar uma visão holística da companhia. Desenvolvimento de competências é a fase seguinte. O intuito é estimular o autodesenvolvimento por meio de treinamentos de liderança, atitude empreendedora, introdução a projetos, lógica e criatividade, postura profissional, resolução de problemas, tomada de decisões, dentre outros.

No Intercâmbio AmstedMaxion EUA, o trainee tem a oportunidade de aprimorar o idioma, enriquecer sua cultura e experiência. Por fim, o futuro executivo passa pelo mentoring, fase em que dialoga e aprende com o mentor da companhia.


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