Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Especial Profissões
Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Profissão Administrador de Empresas


Executivo fala aos jovens que desejam alcançar o sucesso profissional no comando das organizações.

Por Rômulo Martins

Profissão Administrador de EmpresasVisão holística, foco em resultados, liderança são algumas das principais competências exigidas do administrador de empresas, profissional que gere negócios e pessoas. Segundo Caio Infante, diretor de marketing e novos negócios da Fellipelli, o mercado de trabalho valoriza e compensa os bons administradores.

No entanto, é preciso estar alinhado às regras do segmento de atuação e ter “humildade” e “paciência”. Para chegar ao topo do organograma organizacional, afirma Infante, o profissional precisa ter vivência ou pleno conhecimento de todas as áreas da empresa, o que demanda tempo, preparação e esforço.

Formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com mestrado em Gestão Internacional pela Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália), ele fala sobre a carreira de administrador e dá dicas aos jovens que desejam atuar na área.

Mudar URL para vídeo do Empregos
Vagas de Emprego - www.empregos.com.br

Para divulgar este vídeo em seu site ou blog, copie e cole o código de incorporação abaixo em seu código HTML

Se interessou pela profissão? Faça uma busca de vagas!

Leia a entrevista
O que faz um administrador de empresas?
O administrador tem uma função bastante ampla. Ele cuida desde a parte financeira à estratégia da empresa, pode passar pelo marketing, desenvolvimento e gestão de pessoas. A carreira tem essa diversidade, por isso é muito comum estudar administração de empresas, já que o profissional tem bastante alternativa. No momento em que o jovem não sabe o que vai fazer, na administração ele acaba vendo um pouco de tudo; depois acaba se especializando naquilo que gosta mais.

Quem pode atuar como administrador?
Engenheiros, médicos, advogados, professores. O que motiva na escolha da profissão é a influência dos pais, dos colegas. Só que quando você começa a trabalhar toma gosto pela coisa. Muitas vezes um engenheiro descobre que é muito bom com os números e quer aplicar o conhecimento de outra maneira. De repente, montando ou administrando um negócio ele tem mais sucesso.

Especialização
O curso de Administração ou de extensão (para profissionais que querem atuar como administradores, mas são de outras áreas) sempre é bom porque a atividade envolve diversas áreas, como recursos humanos, marketing. É importante ter embasamento teórico na área.

Áreas de atuação
O administrador de empresas tem flexibilidade. Pode atuar em uma consultoria, um hospital. O jovem pode começar - como mostram os cases de sucesso - como auxiliar de escritório, assistente administrativo e ir crescendo, chegar a um cargo de diretoria.

Dicas aos jovens que querem atuar na área
Uma dica importante é: qual empresa você quer trabalhar? Por exemplo: eu gosto da empresa x ou do segmento aéreo, farmacêutico. Busque a informação sobre as empresas desse segmento e quais serão os desafios de um administrador nela. Estude o mercado de trabalho e teste. O jovem que começa como estagiário está no momento de testar, provar.

Competências comportamentais são analisadas criteriosamente pelas empresas?
Sem dúvida, é por isso que existem as dinâmicas de grupo. As pessoas falam: “nossa, eu tive de construir um trem com papel e fita crepe”. Por quê? As empresas estão medindo a liderança, as ideias alternativas, quem ficou quieto. Uma coisa é chegar à entrevista de emprego e dizer “sou criativo”. Mas diante de algumas atividades o recrutador capta como o candidato reage sob tensão, pressão, ou seja, no dia a dia empresarial.

Quais as competências mais importantes?
No início da carreira é personalidade, como o profissional age, o que já fez (um trabalho voluntário?), o rendimento na universidade, se participa de algum clube. São características da vida pessoal que serão levadas para a empresa. Uma pessoa parada não vai se adequar a uma empresa dinâmica.

A faculdade é importante, mas não o mais importante. Foi-se o tempo que uma faculdade de primeira linha garantia emprego. Hoje é apenas mais um critério. Com relação à língua estrangeira, sim, é importante. Com tantas alternativas de escolas de inglês, espanhol em vez de ficar muito tempo na internet, vai fazer um curso que, com certeza, será um diferencial.

Todo administrador de empresas ganha bem?
Vai ganhar dinheiro, com certeza. Mas comece devagar. “Ah, mas o meu amigo está na empresa x e ganha mais que eu”. Sempre terão diferenças de salário. Olhe para dentro de casa. Por que o seu amigo ganha mais? Porque ele correu atrás, fez algo diferente. Tem de tomar cuidado com as comparações. Existem segmentos que pagam mais. Estude o segmento que você quer trabalhar, mas não pense apenas no dinheiro. Você tem de ter prazer. O dinheiro é legal por um tempo. Depois você se pergunta: “nossa o que estou fazendo aqui?” É importante gostar do que faz. 
  
      Saiba mais sobre outras profissões:

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego:
Deixe seu Comentário