Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Entender o mundo das licitações pode ser um bom investimento na sua carreira



O setor público é o maior “cliente” das empresas brasileiras, saber como “vender” para ele pode fazer de você um profissional cobiçado.

Thiago Foresti - Empregos.com.br

LicitaçõesO mundo das licitações no Brasil é ardiloso. Alguns dizem ser um ninho de cobras, outros garantem que é pura corrupção, tem aqueles que gostam e acham até excitante. O fato é: o setor público é o maior comprador do país e a única forma de vender para esse cliente gigante é através de licitação.

Claro que no Brasil esse meio é mais associado com coisas ilícitas do que com uma modalidade legítima de negócio, afinal, vemos direto escândalos na TV de corrupção envolvendo servidores e grandes empresas. Mas não tem jeito, mais escândalo ou menos escândalo, diante da atual estrutura institucional do país, licitações são inevitáveis.

E qual empresa não gostaria de ter o governo como cliente? Ter bons profissionais que entendem de licitação é fundamental para a saúde da maioria das empresas. Pois saiba que quem tem esse conhecimento dificilmente fica sem emprego. Que tal investir nisso?

Licitação é um assunto multidisciplinar e que envolve trabalho em equipe. Você pode sair na frente se já tiver alguns conhecimentos sobre Direito, mas o processo envolve diversas outras áreas. No Serviço Público as licitações sempre são conduzidas por uma equipe e a formação de seus integrantes é bastante variada.

Já no setor privado, os profissionais que trabalham com licitações devem ter um excelente conhecimento sobre a vocação e as possibilidades da empresa na qual trabalham, uma vez que deverão adequar seus produtos e serviços àquilo que é exigido no edital de licitação.

Uma boa pedida para quem quer começar nesse universo é procurar o Sebrae e fazer um curso de licitações e compras públicas. Também existem diversos cursos online em sites especializados no tema. Outra pedida é manter-se sempre informado sobre o tema, frequente pregões e tomadas de preço, leia jornal e sites especializados. Uma forma de ganhar experiência é praticando.

Não se deixe abalar pelas más notícias relacionadas ao setor. Se você tem um ideal e um caráter inabalável o seu lugar é na trincheira das licitações. Nosso país precisa de profissionais competentes e com audácia de fazer a diferença, sem malandragem. Vai lá, acreditamos em você!

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: