Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Não consegue arrumar emprego? Melhore o seu currículo



Consultora de recursos humanos aponta três razões que dificultam a inserção no mercado de trabalho.

Por Rômulo Martins

Não consegue arrumar emprego? Melhore o seu currículoAinda que os números da economia apontem crescimento na oferta de emprego (a Copa do Mundo e as Olimpíadas estão aí) e aumento na renda do brasileiro, existem profissionais que espalham os seus currículos em diversos sites de emprego ou consultorias e ficam meses - até mais de um ano - a fio.

Nada de ligações para entrevista de emprego. “O que tem de errado em meu currículo?”, é a pergunta que muitos se fazem. O Empregos.com.br conversou com Carla Correia, psicóloga e especialista em recursos humanos, para descobrir a resposta. Abaixo, a consultora aponta três motivos que podem dificultar o ingresso do profissional no mercado de trabalho.

1. Currículo mal direcionado
Ao receber um CV sem foco ou que não revele logo de imediato o seu objetivo profissional o recrutador, sem titubear, joga-o na lixeira. Segundo Carla, isso tende a acontecer quando o candidato enche o documento de informações sendo que, muitas das quais, não agregam em nada na avaliação do selecionador, pois estão desalinhadas ao perfil desejado pela empresa.

“É fundamental incluir palavras-chave no currículo. Da mesma maneira, deve-se mencionar as competências que o mercado busca para a sua função.”

2. Currículo destoa do mercado
Você já averiguou se o mercado está aquecido ou não em sua área de atuação? Quais as exigências para ingressar em sua área? “Na área de TI, por exemplo, surgem novas ferramentas rapidamente, e o profissional não pode se dar ao luxo de ficar mais de oito meses sem fazer um curso”, destaca Carla.

3. Muito ou pouco tempo na mesma empresa
Em alguns segmentos, como o bancário, pular de galho em galho não é uma boa ideia. “Pode ser um problema”, aponta Carla. “A empresa pode ficar com receio de investir no profissional e, seis meses depois, deparar-se com um pedido de demissão”, ressalta.

Por outro lado, ficar muito tempo em uma mesma empresa também pode ser prejudicial, sublinha a consultora. “O profissional que fica 15 anos em uma companhia, de um ramo específico, e resolve deixá-la, pode ter dificuldades em se recolocar em empresas de outros ramos que exigirão experiências ligadas ao seu negócio.”

Alternativas
Se você está há muito tempo procurando emprego e não consegue ser chamado para entrevistas deve refletir sobre as possíveis causas do malogro. E agir rápido, pois ficar fora do mercado por muito tempo torna as coisas mais difíceis. Dependendo da razão do desemprego, vale a pena ousar.

“Certa vez recebi o currículo de uma profissional que estava há um ano e meio fora do mercado. Mas algo me chamou atenção e a convidei para um papo. Ela explicou no documento que resolveu deixar o último emprego por razões pessoais, mas não parou de estudar. Só não a contratei porque não preenchia todos os quesitos que a empresa exigia”, lembra Carla.

Outra saída para quem está com dificuldade em se recolocar é partir para o voluntariado. “Muitas empresas veem de maneira positiva, mas não são todas que se ligam nisso. Avalie a empresa para a qual você está enviando o seu currículo para não ficar piegas”, diz Carla.

E o que dizer do networking? Para a psicóloga, presencial ou on-line é fundamental manter boas relações e mostrar que você está à disposição no mercado. Agora, se o seu currículo estiver alinhado às exigências de mercado e, nas entrevistas, você não consegue convencer o recrutador, é hora de avaliar se está na área adequada.

“Se você está na área financeira, mas não se dá bem com estatísticas, está no lugar errado. Por outro lado, você gosta de lidar com pessoas. Então, o ideal é partir para outro campo”, finaliza Carla.

Matérias relacionadas:
Como encontrar emprego pela internet
Como procurar emprego
Primeiro emprego

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego:


Deixe seu Comentário