Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Especial Profissões
Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Especial Profissões - Arquiteto



Gláucio Gonçalves, do Espaço Brasileiro de Arquitetura, diz que profissional precisa se conhecer bem para realizar o sonho das pessoas.

Por Rômulo Martins

Especial Profissões - ArquitetoO maior acesso da classe C à casa própria aqueceu o mercado de Arquitetura e Urbanismo. Com a economia favorável e o advento dos jogos esportivos internacionais no Brasil - Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas Rio 2016 - a profissão está entre as mais promissoras.

Segundo Gláucio Gonçalves, arquiteto e fundador do Espaço Brasileiro de Arquitetura, quem pretende trabalhar na área precisa identificar a especialidade de atuação ainda no curso universitário, que dura de quatro a cinco anos. O salário inicial do arquiteto varia de R$ 2 mil a R$ 4,5 mil.

Habilidade em desenho, autoconhecimento e sensibilidade para entender os desejos do cliente estão entre as competências mais requisitadas. O arquiteto deve ainda ater-se às tendências e às demandas do mercado. “Atualmente a sustentabilidade na área de Arquitetura é mais que uma tendência, é uma necessidade”, destaca Gonçalves.

Assista a entrevista concedida ao Empregos.com.br:

Se interessou pela profissão de arquiteto? Faça uma busca de vagas!

Dia a dia e responsabilidades do arquiteto
Hoje, depois de quase 15 anos de profissão, quando você sai do escritório e abre o próprio negócio, a sua responsabilidade vai além de fazer um bom projeto, uma boa obra... (seu compromisso) vai de você administrar um cliente, de ter bons fornecedores, em montar uma equipe competente. Você deve ter liderança, tranquilidade... muitas vezes você acaba sendo mais um gestor do que arquiteto.

Tem dias que a gente passa resolvendo problemas que não são pertinentes à rotina do escritório, mas são referentes a uma obra ou alguém que faltou (ao trabalho) ou um fornecedor que teve problema ou um funcionário que ficou doente...

Eu acho que o arquiteto tem de aprender a lidar com o ser humano, ter jogo de cintura, formar parceiros, bons contatos para, a partir daí, desenvolver um bom trabalho.

Áreas de atuação
O arquiteto pode aturar em diversas áreas. Eu até brinco que a Arquitetura é uma das profissões em que se pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, basta um notebook para você criar, trabalhar.

Você pode trabalhar em escritórios de Arquitetura, como autônomo, em sua própria casa, em obras fazendo o acompanhamento, dar aulas, no desenvolvimento (de projetos) em prefeituras, com Urbanismo, paisagismo, lojas de móveis ou especializadas em decoração, como vendedor. O que envolver decoração até a construção há um espaço para o arquiteto.

Mercado de trabalho
A gente está vivendo um momento muito bom e com uma tendência de melhora em função da Copa do Mundo, das Olimpíadas, isso acaba trazendo junto um crescimento natural. É uma das melhores fases na área da construção civil. Eu vejo a profissão de Arquitetura e Design (de Interiores), para os próximos cinco, dez anos, como uma das mais promissoras.

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: