Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

A arte de escolher bem as palavras

Conheça algumas artimanhas para evitar vocábulo errado  

Da Redação- Empregos.com.br

A arte de escolher bem as palavras

Quando se inicia uma conversa, muitas expectativas são geradas entre o interlocutor e o receptor. A comunicação é algo muito importante para que ambos se entendam e, de modo geral, possam chegar a um consenso quanto a determinado assunto ou temática. Ocorre que, às vezes, por conta de uma palavra mal proferida ou devido uma interpretação errônea quanto uma frase ou expressão, o entendimento entre as partes é colocado em xeque.

Na maioria das vezes as palavras erradas vêm quase sem querer e estragam tudo. Por isso, se você quer evitar futuros desconfortos, tente antes de falar:

  1. Evitar a empolgação
  2. Evitar a ansiedade

Se você sentiu que algo está saindo de seu controle, é preferível parar por alguns segundos, respirar, tomar um gole de água, do que ficar batendo em uma mesma tecla incessantemente através de uma fala interminável.

O importante, para se manter uma estática durante uma conversar, é sempre pontuar bem as palavras, parar alguns segundos e pensar no que se está enunciando. Isso vai desde uma conversa entre amigos, até algo mais formal com o seu chefe, por exemplo. Uma única palavra mal colocada pode poluir o seu discurso. Tome muito cuidado com aqueles termos ou jargões que possam soar preconceituosos ou machistas.

Tente aplicar um exercício em seu dia-a-dia:

  • Comece a prestar atenção na hora de falar com os amigos e veja se não está carregando demais no tom de voz ou em alguns termos e gírias.
  • Medite e preste atenção, também, em seus movimentos respiratórios. Eles são bons para aumentar a concentração e diminuir as derrapadas.

E, atenção: Procure sempre pensar pela cabeça dos outros. Quando estiver falando com apenas uma pessoa e conhecer bem ela, você terá mais facilidade de adaptar a sua comunicação. Mas, se estiver falando para uma plateia, tente nivelar sempre o discurso dentro do politicamente correto. Essa é a melhor forma de reduzir ruídos na comunicação e evitar erros grotescos. Lembre-se, a responsabilidade de uma boa comunicação é do comunicador.

Matérias Relacionadas:
Saber falar em público é competência necessária para todos os profissionais

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: