Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Como procurar emprego?



Confira 8 pontos essenciais para facilitar a busca por uma oportunidade.

Por Rômulo Martins

Como procurar emprego?Mesmo nas fases mais otimistas da economia procurar emprego não é tarefa simples. É uma maratona que envolve planejamento e estratégia. Algumas dicas, no entanto, podem facilitar essa busca. O sócio da Corporate Consulting, Luis Paiva; e a coordenadora de recursos humanos do Grupo NVH, Silvia Salmazo, orientam profissionais que estão ávidos por uma vaga no mercado de trabalho.

1. Informe-se
Não envie currículo sem antes ter se informado sobre a empresa - o que faz, onde atua, quais são seus produtos e principais clientes etc. Assim como a empresa entrevista o candidato, este deve fazer o mesmo com ela, afirmam consultores.

2. Cuide da aparência
Estar bem vestido, de forma adequada, com a aparência saudável, é importante na hora de buscar uma vaga de emprego. Afinal, você é avaliado pelas competências técnicas e comportamentais e pela imagem que transmite.

3. Tenha um objetivo
É necessário enxergar claramente suas ambições a curto, médio e longo prazos. “Na busca por um candidato, o empregador não quer apenas preencher uma cadeira. Ele procura alguém que deseja crescer junto com a empresa”, diz Luis Paiva, da Corporate Consulting.

4. Faça networking
Grande parte das vagas não é divulgada no mercado por causa das indicações. Portanto, esteja atento às oportunidades; crie uma rede de relacionamento capaz de ser acionada não só nos momentos de necessidade, mas também para compartilhar conhecimento. Isso pode ser feito na universidade, no trabalho ou até mesmo em eventos corporativos ou sociais.

5. Procure fontes especializadas
Sites de empregos ou corporativos, consultorias de recursos humanos e outras fontes especializadas podem ser alternativas eficazes na procura por emprego. É fundamental, porém, visualizar nessas ferramentas se as suas necessidades podem ser atendidas. “Procure as fontes mais adequadas para a sua área”, recomenda Silvia Salmazo, do Grupo NVH.

“Para os jovens recomendo os sites de emprego ou corporativos. Para os profissionais de mais idade, que buscam uma recolocação, acredito ser as consultorias as fontes mais adequadas”, afirma Luis Paiva.

6. Elabore um bom currículo
Um bom currículo contém objetivo e informações claras a respeito da formação e experiências profissionais do candidato. É importante ainda que o documento esteja alinhado à vaga, seja elaborado de forma sintética, e que os dados pessoais estejam atualizados.

7. Conheça o perfil que o mercado busca
As necessidades das empresas mudam de maneira veloz, portanto, a educação continuada é compromisso de todo profissional. É preciso prestar atenção também às competências comportamentais requeridas pelo mercado. Espírito de equipe, liderança, flexibilidade estão entre as principais características procuradas nos profissionais.

8. Administre o tempo
Na maratona por uma vaga no mercado de trabalho, muitas vezes, o profissional se vê preso a dilemas que envolvem a escolha do emprego “A” ou “B”. Silvia Salmazo recomenda a participação de no máximo duas entrevistas de emprego por dia, em períodos diferentes.

“Um candidato que tenha uma entrevista marcada às 8h no ABC (região metropolitana de São Paulo) e outra às 10h, na capital, certamente não terá tempo de comparecer ao segundo compromisso. Nesse caso, é recomendável negociar outra data com a empresa.”

Luis Paiva sinaliza a importância de conhecer o trajeto para não chegar atrasado. “Em grandes empresas é comum a marcação de uma fase do processo seletivo em última hora. Na impossibilidade de conciliar dois compromissos o profissional deve identificar a melhor oportunidade”, diz o sócio da Corporate Consulting.

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: