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Como destacar competências na entrevista de emprego?



Especialista explica o motivo pelo qual os recrutadores adotam o modelo de entrevista por competências e dá dicas para você se sair bem.

Por Rômulo Martins

Como destacar competências na entrevista de emprego?Ao elaborar seu currículo você descreve da melhor maneira as competências técnicas adquiridas durante a vida pessoal e profissional. Na entrevista de emprego terá de provar as aptidões escritas no documento profissional por meio de suas experiências, além de falar sobre as competências comportamentais que possui.

“A maioria das empresas adota o modelo de gestão de pessoas por competência. Desde a hora de selecionar profissionais até o momento de treinar, avaliar o desempenho, remunerar”, afirma Marta Demattos, professora de gestão de pessoas do Ibmec.

Portanto, ao participar de uma entrevista de emprego serão avaliadas as competências exigidas de você para ocupar o cargo disponível. Segundo Marta, em muitos casos são observadas as competências da área em que o profissional atua e as gerenciais, como capacidade de liderança e foco em resultados.

São analisadas as competências tanto de profissionais com experiência como daqueles em situação de primeiro emprego, como os que disputam vagas de estágio e trainee. “Na primeira situação o recrutador vai fazer perguntas referentes aos trabalhos anteriores do profissional para saber qual foi o papel dele no desenvolvimento de um projeto, por exemplo”, conta Marta.

Candidatos a vagas de estágio ou trainee, segundo a especialista, geralmente são entrevistados por psicólogos que fazem perguntas sobre a vida pessoal deles. “O objetivo é revelar se o candidato tem ou não atitude e perfil para ocupar a vaga.”

Prepare-se
Não há receitas para se sair bem em uma entrevista de emprego, mas algumas orientações podem melhorar seu desempenho diante do recrutador. Marta Demattos dá as dicas.

1. Seja espontâneo e fale a verdade - Se você é introvertido, mas a empresa procura um profissional comunicativo, não adianta vestir a carapuça que não cola;

2. Esteja presente na situação - É preciso estar concentrado no que o recrutador diz e pergunta. Pensar em outras questões na hora da entrevista é o mesmo que faltar o respeito com selecionador. Pode ser interpretado como falta de interesse pela vaga. Pega mal;

3. Supere as dificuldades - Se você é tímido, utilize competências que ofuscarão a sua timidez. Use a comunicação de forma clara e objetiva; fale com tranquilidade. “Nesse caso, um curso de oratória ou teatro pode ajudar. Quanto mais o profissional enfrentar a situação, mais fácil lidará com ela”, diz Marta.

4. Antes da entrevista reflita sobre seus pontos fortes e a desenvolver - Chegar ao processo seletivo sem nenhum preparo pode ser um perigo. No entanto, se você pesquisou sobre a empresa e a vaga e conhece suas habilidades e o que precisa melhorar tem mais chances de se destacar perante o entrevistador.

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