Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Técnicas alternativas ajudam a administrar o tempo

por Camila Micheletti

Yoga, massagem relaxante, terapia corporal, medicina ortomolecular, florais... São muitas as técnicas alternativas que podem auxiliá-lo a reduzir o estresse, ficar mais relaxado e conseqüentemente, administrar melhor o tempo.

Os Florais de Bach , por exemplo, são essências que procuram harmonizar física, mental e espiritualmente um indivíduo, tornando-o um ser mais equilibrado, em paz consigo mesmo e com o mundo em que vive. De acordo com Maria Aparecida das Neves, formada em Psicologia e educadora do Programa Internacional de Educação de Florais de Bach no Brasil, a queixa "não consigo mais dar conta das minhas coisas" tem sido muito comum. "A maior parte das queixas ainda vem dos gerentes e executivos, mas também tenho casos de jovens peocupados com o vestibular, donas-de-casa e outros profissionais". Ou seja, hoje em dia, o problema deixou de ser algo restrito aos profissionais de nível mais hierárquico mais alto. Segundo ela, os florais agem identificando e atacando a razão do problema, e não o problema em si.

"O Floral entra sempre como um complemento à medicação tradicional, ele dá a virtude que estava faltando ao indivíduo. Em situações agudas, a resposta ao tratamento é muito rápida, variando de duas a seis semanas", diz Maria Aparecida das Neves.

Por exemplo: uma pessoa que sofre de enxaqueca sente fortes dores de cabeça. Mas não há florais indicados para a cura da enxaqueca. Então, o terapeuta floral deve procurar descobrir, através de perguntas e observação, que tipo de sentimento ou emoção essa pessoa está vivendo que pode ser o causador de sua enxaqueca. Cada paciente é tratado de forma individual, mas é possível listar algumas essências utilizadas em queixas comuns, que propiciam uma gestão errada do tempo:

  • Se o problema é estresse, Maria Aparecida indica o Rescue Remedy , composto de cinco essências que deve ser utilizado em situações de emergência.
  • Para aquele profissional que se sente mais forte que todo mundo, acumula funções e não consegue delegar, é um workaholic , há o Oak .
  • Você está muito irritado , não consegue esperar e acha que todo mundo é lerdo e não acompanha você? Talvez o floral mais indicado seja o Impatience.
  • Por fim, se você sente-se inseguro na hora de tomar decisões e realizar atividades, uma opção é o Larch.

"Falta orientação no que é mais importante na vida, existe aquela neura de que quanto mais ocupada, mais importante é a pessoa", opina o médico ortomolecular Marcos Natividade. A medicina ortomolecular visa suprir o uso de compontes corretos para uma alimentação balanceada e saudável. Isso porque a falta de determinados nutrientes no organismo influencia diretamente a sua saúde e bem-estar.

O magnésio, por exemplo, é encontrado nos peixes. A falta deste nutriente deixa a pessoa inquieta e irritada, com aquela sensação de que faz muito, mas não produz quase nada. E se não gosto de peixe? Aí que entra a medicina ortomolecular, que vai lhe indicar as cásulas que podem suprir a falta deste nutriente no organismo.

Além de comer corretamente, fazer exercícios físicos é fundamental para reduzir o estresse e aumentar a qualidade de vida. "Dedicar três horas por semana a um exercício físico reduz muito o nível de estresse. Para aqueles profissionais que pensaram - 'Isso vai me fazer perder tempo' - eu lanço um desafio: Pratique esporte durante um mês e depois venha falar comigo. O nível de satisfação e bem-estar que o esporte proporciona são altamente recomendáveis para qualquer pessoa, mas principalmente para os estressados", alerta o médico.

Não pense você que com estas atitudes você vai zerar o nível de estresse no organismo. Isso porque um estresse mínimo é necessário, é o que faz as pessoas produzirem. "Imagine-se diante de um tigre. Sem estresse você implesmente deixaria ele te comer. O que você escolhe: ou corre ou morre lutando. Eu fico com a segunda alternativa. Posso morrer, mas ele também vai se machucar pelo menos um pouquinho", brinca Marcos. "O estresse foi fito para gente lutar contra as adversidades da vida. Se estou repondo os nutrientes que gasto, tudo bem. Os problemas começam quando não há essa reposição", completa.

O estresse tem três fases. Na primeira, alguns sintomas aparecem, tais como:

  • olhos estatalados
  • se irrita com facilidade
  • não faz esportes, por isso sente palpitações
  • tem dor de estômago com freqüência
  • tem suor nas mãos
  • algumas pessoas têm diarréia
  • insônia freqüente

O segundo estágio é o da fadiga e depressão e o terceiro, o suicídio. Exagero? Nem tanto. "Se não houver equilíbrio emocional, a pessoa entra em dois estados: o primeiro é o desespero, a sensação de que preciso fazer algo agora. A segunda parte do processo, mais grave, é o desânimo, que significa perda da alma (animo é alma em latim). A vida não faz mais sentido, a pessoa pode entrar em depressão e até tentar se matar", afirma o consultor Sebastião de Almeida Junior.

Quer começar a mudar de vida e ser mais eficaz, feliz e produtivo, tanto na vida pessoal quanto profissional? Pois comece agora, reservando um tempo para cuidar de você mesmo. Boa sorte!

Leia mais:

Estresse prejudica a concentração e leva à má gestão do tempo

Dar sentido à vida: a importância do balanço temporal

Administração do tempo

Administração do tempo em vendas

Administre seu tempo e mude de vida

O que já publicamos sobre o assunto:

Administrar o tempo pode ser mais fácil do que você pensa

Como ser eficaz no trabalho e na vida

Administração do tempo e a regra dos quartos ociosos

Curso de Gestão da Competência com Dulce Magalhães

Aliados dos sem-tempo