Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

É hora da reinvenção das pequenas e médias empresas
por Batista Bullentini*

Para acompanhar a velocidade, as empresas estão tendo que se reinventar. É isso mesmo, reinvenção. Partindo do comportamento dos que administram a empresa. Para tanto temos que projetar novos investimentos que nem sempre são financeiros, mas sim de tempo para planejar e direcionar recursos já disponíveis, mas normalmente mal direcionados. Hoje o mercado exige preço, qualidade, segurança, confiabilidade, continuidade, modernidade e tecnologia.

A reinvenção das empresas e o processo de motivação devem iniciar por uma retomada de valorização humana, organização e limpeza em todos os departamentos e instalações. Ofereço aqui 5 etapas da reinvenção:

  • Reavaliação de todos os departamentos (Organograma)
  • Revisão de custos para encontrar o ponto de equilíbrio
  • Definir metas a curto e médio prazo
  • Alinhar a estratégia comercial e produção
  • Treinamento e unificação de linguagem para que todos possam saber de onde estamos vindo, para onde estamos indo e como vamos.

Para iniciar as 5 etapas da reinvenção de forma eficiente, a Sousa Ramos elegeu duas práticas:

  • reuniões todas as manhãs de 15 minutos, alinhando o foco do dia.
  • meditar todas as manhãs antes de iniciar o trabalho.

Isto cria uma unidade produtiva e ajudará no processo de planejar, decidir e reinventar.

Ter uma direção clara com foco, ritmo, direção e com soluções simples para problemas do dia-a-dia é a formula para o sucesso de pequenas e médias empresas. Já está na hora de se fazer do trabalho um local agradável e produtivo para se ter qualidade de vida.

Nós, consultores da Sousa Ramos, deparamos freqüentemente com organizações que possuem bom potencial de mercado, porém sem profissionalismo, travando uma batalha para sobreviver em meio a muitos problemas financeiros relativos à falta de organização de gastos onde todos estão "no problema, mas ninguém na solução".

Administração "Bombeiro"

As empresas deixam de explorar o real potencial produtivo dos profissionais, pois vivenciam uma administração "bombeiro", vão apagando incêndios e desgastando toda a equipe. Com custos fora da realidade, essas empresas não têm nenhuma noção de O & M e de programas de gestão. A prestação de serviços de uma consultoria pode fazer muita diferença neste momento, alinhando pessoas e processos para uma gestão saudável.

A necessidade da reinvenção é crucial para a sobrevivência dessas empresas: o ponto principal é o humano, que na maioria das organizações é tratado em segundo ou terceiro plano, já que não recebe treinamento e não tem o papel definido. Dessa maneira, vão desanimando e contagiando pessoas dentro e fora da empresa. Além disso, outros problemas freqüentemente encontrados são falta de higiene e falta de visão futura de metas e planejamento.

Outro engano muito comum nas empresas é acreditar que, implantando um sistema informatizado, tudo estará resolvido. Nada disso! Sistemas obedecem a comandos que devem obedecer a um fluxo organizado. Isso ocorre com a realidade dos departamentos e pessoas conscientes do processo e comprometimento com a implantação.

* Batista Bullentini é Consultor Empresarial da Sousa Ramos.