Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Como se vestir na entrevista de emprego



Seja lembrado pela competência e não pelo traje. Roupa inadequada prejudica sua imagem.

Por Rômulo Martins

Como se vestir na entrevista de empregoImagem, valores ou competência? O que vale mais no mercado de trabalho? Segundo especialistas em etiqueta corporativa, o conjunto ideal reúne os três fatores de modo equilibrado. “Pessoas inteligentes não deveriam julgar o outro pela aparência. Porém, apesar de ser clichê, a frase ‘a primeira impressão é a fica’ é uma verdade”, afirma a especialista em comportamento empresarial Daniela do Lago, docente da Fundação Getúlio Vargas.

Quando a imagem chama mais atenção do que o que você diz corre-se o risco de perder oportunidades profissionais. “O mercado está funilado, por isso na hora de passar pela peneira o candidato pode escorregar”, adverte Célia Leão, consultora empresarial.

De acordo com Isabella Ferreira Razaboni, consultora de recursos humanos da On the Job, o traje pode prejudicar ainda a imagem do candidato, pois revela muito sobre o comportamento ou a personalidade dele. “Trajes inapropriados para o ambiente corporativo demonstram, no mínimo, imaturidade.”

Em uma entrevista de emprego, o foco deve estar em suas habilidades, razão pela qual se espera o uso de vestimenta adequada ao meio empresarial. Uma roupa inapropriada pode atrapalhar inclusive o seu desempenho em uma etapa presencial que envolva dinâmica de grupo. “O candidato deve ser lembrado pelas suas competências e não pela roupa”, destaca Daniela. Logo, elegância e conforto devem andar junto.

Conheça a empresa

Roupa social de cores neutras continua sendo a regra. Mas é interessante conhecer a empresa, consultar o site para verificar seus valores e missão e conversar com pessoas que trabalham ou trabalharam nela.

Empresas de cultura mais aberta, que valorizam a diversidade, estão habituadas aos diferentes estilos em seu ambiente. Organizações que trabalham para o público jovem costumam apreciar, da mesma forma, as diversas maneiras de ser e vestir.

“A roupa deve estar atrelada ao nicho de mercado. Um candidato que busque um estágio em uma agência bancária deve optar por um traje formal. O mesmo não se pode dizer de um candidato que vá trabalhar em uma agência de publicidade ou casa noturna. O excesso de formalidade, nesse caso, pega mal”, explica a consultora Célia Leão.

Mulher
Recomenda-se o uso de camisa social de cor clara, calça social preta, e sapato fechado de salto baixo. Nos dias de frio, blazer ou casaco de cor discreta ajuda a compor o conjunto. Se optar por saia, cuidado com o comprimento. Deve estar quatro dedos abaixo do joelho. Lembre-se que em uma dinâmica de grupo a saia pode atrapalhar a sua performance.

Homem
O cargo ou perfil da empresa pode demandar o uso de terno. A consultora Isabella Razaboni recomenda os modelos clássicos e lisos, seguidos de camisas claras e gravatas discretas. Em outros casos, o uso de camisa social de manga longa e calça social é suficiente. O sapato deve estar engraxado.

Outras dicas
A cor preta e os tons pastéis são os indicados. Evite as estampas, como listras estreitas e xadrez, pois podem cansar a vista do entrevistador. Os tecidos brilhantes e transparentes e os trajes muito decotados devem ser abolidos.

Saiba imprimir seu estilo
Se a escolha da roupa na entrevista de emprego requer atenção redobrada, o uso de acessórios, ao contrário, demanda no máximo bom senso. Para Daniela do Lago, da FGV, acessórios como brincos, anéis e corrente valorizam o conjunto, mas cuidado com a extravagância. “Se o brinco faz barulho não use porque pode desviar a atenção do entrevistador.”

Bolsas e sapatos podem ser de cores menos neutras. O tamanho da bolsa também não vai desfavorecer sua imagem. Cabelos podem ficar soltos ou presos. Recomenda-se prendê-los caso prejudiquem a visão, mas as presilhas devem ser discretas. O mesmo vale para o esmalte, que deve ser de tom claro. Cuidado para não passar uma imagem infantilizada. Batom em tom neutro, sombra clara e rímel melhoram igualmente a sua imagem.

Homens só devem ir à entrevista de mochila se for justificável. O currículo pode ser levado em uma pasta nova e discreta. Cabelos e barba devem estar aparados. Cabelos longos devem ser presos.

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: