Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Saiba como se preparar para a entrevista de emprego



Prática de atividades prazerosas e boa noite de sono ajudam a relaxar e tornam o raciocínio mais ágil

Por Rômulo Martins

Saiba como se preparar para a entrevista de empregoEntrevista de emprego costuma deixar os candidatos com os nervos à flor da pele. Cria-se uma grande expectativa, que normalmente vem acompanhada dos seus parentes próximos, a ansiedade e o nervosismo. Para dirimir a avalanche de sentimentos que podem fazer reféns os candidatos, consultores de empresas indicam a prática de atividades que os desviem do compromisso do dia seguinte.

“Leia um livro, converse com amigos, olhe algum programa que lhe agrade e, principalmente, durma cedo”, recomenda o consultor Gilberto Wiesel.

Segundo Wiesel, uma noite de sono tranquilo torna a aparência mais saudável. “Além disso, quando estamos descansados, nosso raciocínio fica mais ágil para responder de forma adequada às perguntas do entrevistador.” Uma alimentação leve também proporciona mais disposição, ressalta o consultor.

Pesquise a empresa
Wiesel diz que a entrevista deve ser uma “via de mão dupla”, ou seja, o candidato deve demonstrar seu real interesse pela vaga. Por isso, é fundamental informar-se antes sobre a empresa. É importante saber o tamanho, segmento de atuação, produtos ou serviços que oferece ao mercado, finanças, em quais estados atua etc.

Com que roupa eu vou?
A comunicação se dá por diversas formas, logo a roupa diz muito sobre você. Lembre-se: a primeira impressão é que fica, portanto, vista-se de acordo com o cargo que você está buscando, essa é uma regra básica. Roupas sociais de cores neutras são indicadas.

Currículo
Isabella Razaboni, consultora de recursos humanos, recomenda levar o currículo no dia da entrevista. Grosso modo, os entrevistadores têm o documento em mãos, porém podem não estar com a versão atualizada. Revisar o currículo momentos antes da entrevista pode evitar contratempos.

Trajeto
Conhecer o trajeto de casa à empresa facilita o deslocamento. Chegar atrasado a uma entrevista é o mesmo que pedir para não ser contratado. É primordial informar-se sobre o caminho para se planejar.

Momentos antes
A orientação é chegar com antecedência na empresa. Não é só questão de pontualidade, mas de oportunidade para familiarizar-se com o ambiente, observar o clima e a cultura da organização e aproveitar também para respirar e relaxar. Siga as regras de etiqueta corporativa, pois em muitos casos você estará sendo observado desde o momento em que chegar à empresa. Serão analisadas suas reações na sala de espera, como você se comunica com a secretária, qual sua postura e gentileza com as pessoas.

Leia mais:
Como se vestir na entrevista de emprego
Prepare-se para a dinâmica

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: