Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Guia do Currículo
Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Modelo de Currículo Empregos.com.br



(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)





CABEÇALHO

Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e um dado muito importante para as empresas : última data de atualização.

  • Cargos: Verifique se os cargos que você escolheu em seu currículo (até 3) estão relacionados à mesma área e são do mesmo nível hierárquico. Não é possível fazer um currículo consistente e atrativo informando como cargos de interesse op. de telemarketing, supervisor de logística e gerente financeiro. O ideal é direcionar seu currículo para uma única área e escolher cargos relacionados dentro dela. Para identificar quais são os cargos mais procurados pelas empresas em cada área, acesse a seção CARGOS MAIS PROCURADOS, em nossa área de DICAS.
  • Salário: Primeiramente procure se informar sobre a faixa salarial do cargo desejado para que o informado em seu currículo esteja condizente com a prática do mercado. Quando informar o valor mínimo desejável a empresa que receber seu currículo vai entender que por menos que o mínimo você não está disposto a aceitar uma proposta. Assim, ao informar este campo, verifique se as vagas que lhe interessaram não apresentam valor menor como salário oferecido, pois as empresas contam com recursos de filtros e podem ordenar os currículos recebidos por adequação aos critérios da vaga. Consulte nossa seção PESQUISA SALARIAL, em nossa área de DICAS.

Outro ponto sobre o salário são as pesquisas realizadas pelas empresas em nosso Banco de currículos. Para realizá-las, as empresas informam parâmetros que podem fazer com que seu currículo seja ou não apresentado no resultado. Os principais campos são: cargos, faixa salarial, cidade-estado, escolaridade, idioma e atualização do currículo.

[voltar]

DADOS PESSOAIS

Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. Verifique principalmente se preencheu corretamente sua atual situação (empregado ou desempregado) e se está coerente com a informação de sua experiência profissional. Muitos candidatos informam que estão empregados, mas ao verificar a data de saída da última empresa, verificamos que está desempregado. Os selecionadores passam pela mesma dúvida e ficam sem saber se o candidato está desempregado ou se trabalhou como free-lancer durante algum tempo. Lembre-se de informar corretamente seu(s) telefone(s) e e-mail, afinal você quer ser encontrado pelas empresas, certo?

  • Possui, Aceita, Informática: Se não possui carro próprio e a vaga exige carro próprio, seu currículo tem muito menos chance de ser interessante para a empresa. Se informar que aceita apenas viajar a trabalho e se candidatar a uma vaga de outro estado também haverá incoerência. E se o seu conhecimento de informática for regular em diversos itens não há como ser selecionado para uma vaga de Instrutor de informática, por exemplo. Estas inconsistências entre os dados do currículo e exigências das vagas também fazem com que seu retorno seja menor que o esperado.

[voltar]

ESCOLARIDADE

Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. Assegure-se que os dados informados estejam corretos e sejam verdadeiros. Alguns candidatos acabam trocando, omitindo ou incluindo informações para gerar interesse de entrevista, mas é um artifício que só prejudica a avaliação do candidato.

[voltar]

IDIOMAS

Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. Se for brasileiro, não informe Português nativo, pois isto já é esperado.

[voltar]

CURSOS

Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. Muitos candidatos deixam de informar os cursos por acharem pouco importante para avaliação de seu currículo, mas lembre-se que o intuito é gerar interesse. A existência de cursos indica que você é um profissional que procura se manter atualizado.

[voltar]

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Este é o primeiro campo crítico na análise do currículo. Procure informar corretamente os campos:

  • Empresa: só deixe confidencial se ainda estiver empregado. Se já tiver deixado a empresa é importante para o selecionador saber onde você trabalhou.
  • Ramo: isto indica os segmentos de mercado que conhece e para muitas vagas é imprescindível experiência prévia em determinados setores.
  • Cargo inicial, cargo final e período: permite avaliar seu crescimento dentro da empresa.
  • Salário inicial e final: também ajuda na análise de seu perfil, desenvolvimento profissional e permite avaliar a adequação de sua pretensão aos seus conhecimentos e experiência.
  • Forma de contratação: para análise de uma proposta o valor dos benefícios, descontos e outros itens são determinados pela forma de contratação.
  • Motivo da saída: isto indica sua relação com a empresa anterior. Se não puder informar motivos positivos "busca de novos desafios", "oportunidade de trabalhar em outro segmento", "interesse em desenvolver conhecimentos na área tal..", então opte por informações neutras " corte de funcionários", "redução da área", "mudança da sede da empresa", entre outros. Nunca informe motivos que possam levar a análise incorreta de seu perfil, como "não estava aprendendo nada", "desentendimento com a chefia", "desinteresse nas atividades", entre outros. Por mais que você tenha motivos para ter algum desentendimento, isto não deve ser mencionado no currículo, pois pode indicar que você é um profissional de difícil relacionamento.

[voltar]

HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO

Muitos candidatos deixam de preencher este campo que deve ser utilizado como informação complementar sobre suas habilidades mais importantes. Verifique quais os pontos valorizados em sua função e utilize este campo para resumi-las. Se você for vendedor, então informará Negociações comerciais, Atendimento a clientes e Prospecção e Reativação de carteira de clientes, por exemplo.

[voltar]

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Este é o segundo campo crítico e o mais determinante para gerar interesse em uma entrevista ou não. Muitos currículos apresentam informações genéricas, superficiais e até incorretas e por isto não são destacados no meio de todos os outros recebidos. Também não utilize este campo como carta de apresentação falando de suas características ou posturas pessoais.

Evite: "sou carismático, tenho ótimo senso de humor e adoro falar. Quero trabalhar em uma empresa que me permita desenvolver minha carreira e tenha um ótimo ambiente de trabalho. Acredito que os resultados são o fruto de nossa vontade focada em ação...". Esta descrição não diz nada sobre o que sabe fazer e certamente não vai gerar uma entrevista. Descreva apenas habilidades diretamente ligadas ao trabalho. Também não tente deixar o selecionador em suspense "conhecimentos profundos em informática. Maiores detalhes serão concedidos em apresentação pessoal...".

Utilizar expressões como "conhecimentos na rotina de ..." não destaca seu conhecimento. Procure mencionar números, projetos de que participou, resultados que alcançou, detalhe suas atividades, situe seu cargo (a quem responde, quantos funcionários tem), mencione suas realizações, o impacto ou contribuição que trouxe para as empresas, quais suas habilidades. Lembre-se que a primeira pessoa que visualiza seu currículo é um selecionador e que nem sempre ele estará familiarizado com os termos técnicos de sua área específica. Utilize palavras-chave, mas seja claro em sua descrição.

Para auxiliá-lo, veja os exemplos de descrição abaixo para três níveis diferentes:

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO

SUPERVISOR DE VENDAS

GERENTE FINANCEIRO

[voltar]