Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Mostre-se um vencedor ao descrever sua experiência profissional



Apresentar sua experiência profissional de modo impactante torna seu currículo mais atraente e aumenta suas chances de ser chamado para uma entrevista. Confira dicas!

Por Clarissa Janini

Mais do que uma mera descrição, a experiência profissional no currículo é a referência que o empregador terá de toda sua carreira. Por isso, encare esse item do seu CV como mais uma arma a seu favor na hora de impressionar o recrutador. Para Stanley Wynett, autor do recém-lançado Como Conquistar um Emprego (editora Landscape), os selecionadores procuram por candidatos que tenham obtido êxito em empresas passadas e que se mostrem capazes de fazer o mesmo (ou melhor) na empresa atual. “O contratado ideal é alguém que: 1) tenha vindo de uma organização competidora; 2) faça o mesmo trabalho na empresa atual; 3) tenha sido um talento que despontava nas companhias anteriores”.

Ou seja, em seu currículo, não basta apenas citar que você é um bom profissional – é preciso provar. E apresentar sua experiência profissional de forma convincente e atraente no currículo é o caminho certo para fisgar a atenção do empregador. Priscila Mendes, consultora da Hay Group e especialista do Empregos.com.br, diz que através de números e resultados positivos apresentados pelo candidato em seu CV é possível detectar indícios de características muito visadas atualmente, como liderança e pró-atividade. “Perceber logo de cara no currículo que o candidato possui iniciativa, é realizador e trabalha em equipe é o primeiro passo para chamá-lo para uma entrevista”.

Confira abaixo dicas certeiras de como aprimorar a descrição da sua experiência profissional no CV:

Resumo das experiências
É interessante fazer um resumo da experiência de cada empresa por qual o profissional passou - a menos que seja uma pessoa jovem e com pouca experiência. Neste caso, o ideal é fazer um resumo das qualificações gerais e listar as empresas em que trabalhou por último. 

Números de sucesso
Citar suas realizações nos empregos anteriores (negociações de sucesso, lucros adquiridos, etc.) é algo imprescindível. Mas, para realmente causar impacto em quem estiver lendo, apresente os números e porcentagens, pois eles dão maior veracidade ao seu desempenho nos empregos anteriores.

Cuidado com gráficos
Apesar da importância em se apresentar números de sucesso de seus trabalhos anteriores, a formatação do CV deve obedecer a um padrão quando o envio é feito por e-mail. Por isso, a utilização de gráficos ou de outros programas diferentes do Word é arriscada – já pensou se o recrutador não conseguir visualizar todas as informações de seu documento?

Realizações freqüentes
Os empregadores também gostam de ler pelo menos uma conquista em cada ano em que o candidato esteve empregado. Portanto, recheie seu currículo de feitos e realizações – desde que relevantes e verídicos, claro;

CV personalizado
Caso você tenha dúvidas em como estruturar seu currículo, a utilização de modelos é válida (veja exemplos do Empregos.com.br). Mas nunca deixe de dar o seu toque e personalizá-lo de acordo com suas características, até porque há tipos de CV específicos para cada tipo de profissional (descubra o mais indicado para você);

Leitura fácil
Você tem na ponta da língua as experiências que vai citar para impressionar o selecionador, mas será que está escrevendo-as de forma clara e legível? Peça sempre a alguém que revise seu currículo para apontar possíveis erros que você não tenha percebido;

Nada de mentira
Por mais tentador que pareça ser, inventar situações ou dados só irá depor contra você. Caso consiga ser chamado para a entrevista de emprego por conta de uma mentira, você terá que prová-la cara a cara com o selecionador. Lembre-se de que os recrutadores são especialistas e é bastante difícil enganá-los hoje em dia. E , mesmo que isso aconteça e você seja selecionado, seguramente permanecerá por pouco tempo em um cargo que exija além de suas capacidades (leia mais).

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego:


Deixe seu Comentário