Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Seu currículo na Internet

A moda de enviar e fazer currículos na internet veio para ficar. Quem está à procura de uma vaga no mercado de trabalho já deve ter notado como é cada vez mais comum as empresas pedirem para que os currículos sejam enviados por e-mail ou para que seja preenchido um formulário online.

É claro que os velhos e conhecidos currículos em papel não vão desaparecer de uma hora para outra. Você poderá, por exemplo, levá-los impressos em suas entrevistas. Mas a preferência pelos currículos encontrados e recebidos via web está ficando cada vez mais marcante.

O tempo em que os consultores e responsáveis pela seleção e recrutamento dentro das empresas ficavam perdidos em meio a fichas de cadastramento e muitos currículos enviados pelo correio já passou.

Para Luciana Lima, analista de Recursos Humanos da Microsiga, não tem mais sentido trabalhar com papel. "Hoje a maioria das entrevistas e contratações é feita por currículos captados na web. Damos preferência para esse procedimento pois facilita e agiliza muito o processo", explica.

Julia Alonso, sócia-diretora da Passarelli Talentos tem a mesma opinião. "Hoje cerca de 97% das nossas fichas cadastrais são preenchidas pelo site e toda a comunicação durante o processo de seleção é feita pela internet. Quando recebemos um currículo pelo correio, pedimos ao candidato que nos envie por e-mail, pois facilita muito o trabalho!", diz Julia.

Veja as três maneiras mais comuns (e rápidas) para colocar seu currículo na rede:

1. Cadastrar o currículo em sites especializados
2. Enviar por e-mail
3. Preencher formulários em sites de empresas

1. Cadastrar o currículo em sites especializados
Os sites como o Empregos.com.br funcionam como grandes agências de empregos onde seu currículo fica exposto para milhares de empresas ao mesmo tempo. Para se cadastrar, é só preencher uma espécie de formulário que segue os padrões dos currículos em papel, com a vantagem de que torna mais fácil a pesquisa por parte das empresas interessadas.

Ao preencher seus dados, use uma linguagem concreta e que contenha palavras-chave ligadas ao seu cargo de interesse. Normalmente só existe um espaço aberto para que você coloque suas qualificações e habilidades, por isso aproveite ao máximo essa área porque é nela que você vai se "vender" para as empresas.

Cadastre seu currículo no Empregos.com.br

2. Enviar por e-mail
O e-mail tem grandes vantagens devido a sua rapidez, simplicidade e eficácia, mas também requer alguns cuidados quanto ao formato, à linguagem e à forma correta de fazer com que ele chegue até seu destino.

  • ao enviar um currículo pela internet, sempre inclua uma espécie de carta de apresentação com seu nome completo, telefone, e-mail e as referências do cargo pretendido
  • evite fontes especiais e desenhos, pois eles podem comprometer a leitura do documento quando ele chegar ao destinatário
  • organize suas informações de maneira clara e lógica, usando uma linguagem simples e objetiva - a internet exige rapidez e o selecionador não vai prestar atenção em descrições muito detalhadas e com linguagem exageradamente formal
  • tome muito cuidado com a ortografia e a pontuação - sempre releia tudo o que escreveu antes de enviar. Erros de português e digitação podem deixar seu currículo de fora do processo seletivo
  • prefira mandar o currículo no corpo da mensagem - desse modo é mais fácil de ser visualizado e ameniza os riscos de enviar vírus na mensagem
  • se preferir enviar em um arquivo anexo (atachado), use os formatos e programas mais comuns e que podem ser lidos em qualquer computador, como Word, Word Perfect e bloco de notas.

3. Preencher formulários em sites de empresas
É cada vez mais comun as empresas incluírem em seus sites institucionais formulários abertos para serem preenchidos pelos visitantes. Lembre-se de que nem sempre as vagas estão disponíveis, mas esses formulários são uma boa fonte de informações para a empresa, que recorre a eles quando precisa contratar alguém.

Aprenda a elaborar seu currículo