Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]
(01.02.10)
A importância da especialização da área de TI

Especialista dá dicas do que o profissional da área deve fazer para aumentar seu nível de empregabilidade e quais as exigências do mercado.

Por Dionisio Alexandrini Neto

Em meio à competitividade do mercado de trabalho, destaca-se quem possui especializações, cursos de aprimoramento para a área, e principalmente, a busca contínua da atualização de conhecimento, fundamentais para Tecnologia da Informação. Este setor exige profissionais com maior complexidade sistêmica das atividades do dia a dia, além de lidar com situações que envolvam a garantia da Segurança das Informações das Corporações.

A Gerente de Suporte e Serviços da NetSafe Corp, Sephora, concedeu uma entrevista exclusiva ao site Empregos e destaca, dentre outras coisas, que para um profissional da área de TI conseguir se manter no mercado, é fundamental acompanhar a evolução das soluções e ferramentas de proteção. “Além disso, também é necessário fazer cursos para se aperfeiçoar e atender a demanda do setor”, explica.

Leia abaixo a entrevista completa:

Empregos.com.br - Quais são as oportunidades do mercado no momento para este setor?
Sephora Dantas - O setor de segurança da informação oferece vagas principalmente para pessoas que já possuem alguma especialização na área. Como se trata de um setor que lida com soluções mais complexas, a especialização dos profissionais nesta área é altamente recomendável.

Empregos.com.br - Qual o perfil dos profissionais da área de tecnologia da informação?
Sephora - Pela experiência que tenho na área, depois de muitos anos atuando como analista de suporte e implantação, e atualmente à frente do departamento de serviços e suporte da NetSafe Corp, considero fundamental para profissionais da área de tecnologia da informação, alguma formação ou especialização em redes. Em qualquer área (infra-estrutura, segurança, etc.) que o profissional vá atuar, é necessário conhecimento em redes de computadores. O profissional da área de tecnologia da informação também precisa ter bom domínio do idioma inglês (preferencialmente fluente), facilidade de comunicação e trabalho em equipe, dinamismo e precisa gostar de estudar. É uma área que requer constante atualização, devido às novas tecnologias em softwares e hardwares que surgem a cada momento. Seja através de cursos específicos ou através de auto-estudo, os profissionais da área de tecnologia da informação estão em constante atualização.

Empregos.com.br - Para entrar para o mercado de TI é necessário estar ou ter cursado curso superior?
Sephora - Isto depende muito do porte da empresa onde se pretende ingressar. Obviamente, para se almejar cargos de coordenação e gerência, normalmente é solicitado que o profissional já tenha o curso superior. No entanto, na prática e na maioria dos casos, para os profissionais que irão atuar na parte operacional (como analistas) o curso superior não é o diferencial, e sim a especialização que o profissional tem a apresentar, através de cursos de especialização que fabricantes (Microsoft, Cisco, etc.) e o mercado de TI oferecem.

Empregos.com.br - Qual a exigência das empresas?

Sephora - É muito comum exigirem a fluência no idioma inglês ou ao menos um nível avançado. Profissionais com alguma especialização, além de um curso regular, também são diferenciados.

Empregos.com.br - Para almejar um cargo de gerência, o que é preciso ter em mente? Qual a importância de se manter atualizado profissionalmente?
Sephora - O necessário ter perfil de liderança, trabalho em equipe e facilidade para lidar com a parte de organização e documentação dos projetos. Quanto à atualização profissional, sim é altamente recomendável. Um cargo de gerência em tecnologia da informação, não exige que o executivo conheça de maneira detalhada as tecnologias e produtos envolvidos, mas é muito importante que este se mantenha atualizado, ao menos com conhecimento macro das soluções e produtos envolvidos em sua área de atuação.

Empregos.com.br - Qual o salário inicial para esses profissionais?
Sephora - Isto pode variar um pouco, dependendo da área de atuação dentro do segmento de tecnologia de informação, mas em média podemos dizer que um analista de segurança júnior tem um salário inicial a partir de R$ 1.500,00.